25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Para celebrar 20 anos, grupo teatral ‘Fulano di Tal’ faz apresentações gratuitas em praças, parques e escolas de Campo Grande

Projeto ´Os bocós e suas andanças´ será realizado por cinco regiões da capital

Publicado em 17/03/2023 12:45 - G1MS

Divulgação Peça “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, encenada pelo grupo teatral “Fulano di Tal” — Foto: Johnny Faustino

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O grupo de teatro “Fulano di Tal” completa 20 anos de trabalho em 2023 e para celebrar promove um circuito de apresentações gratuitas em praças, parques e escolas das cinco regiões de Campo Grande, por meio do projeto “Os bocós e suas andanças”.

O projeto foi contemplado no edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro (Fomteatro/2021), promovido pela prefeitura de Campo Grande, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

O espetáculo encenado nas apresentações é a “A Fabulosa História do Guri-Árvore”. A peça é inspirada na obra de Manoel de Barros e livre para todos os públicos.

Os atores contam na peça a história dos irmãos Abílio (Douglas Moreira) e Palmiro (Edner Gustavo). Fuçando nos objetos espalhados pelo quintal, eles iniciam uma viagem por uma terra estranha. Na aventura encontram uma Geringonça Desreguladora de Memórias, que dá início a contação dessa fabulosa história. Através do lúdico e por meio do teatro de animação (objetos, bonecos e sombras), pantomima e da palhaçaria, são contadas histórias do nosso quintal utilizando também o “Fazedor de Imaginanças”.

Os ´bocós´ levarão o espetáculo para parques, praças e centros comunitários. Ao todo, serão 12 apresentações abertas ao público. As apresentações começam dia 16 de março, com abertura oficial do projeto, às 19h30, na Orla Morena. No dia 17, às 19h30, no Parque Ayrton Senna. No dia 18, às 17 horas, no Museu José Antônio Pereira. No dia 19, às 19h30, na Lagoa Itatiaia. Na segunda semana de projeto, as apresentações começam dia 23, às 19h30, no Parque Jacques da Luz. Dia 24, às 19h30, no Centro Comunitário Bairro Coophatrabalho. Dia 25, às 19h30, na praça Recanto dos Pássaros e, no dia 26, às 19h30, na Associação de Moradores da Coophavilla II.

Na terceira semana de projeto, o grupo encena ´Guri-Árvore´, dia 29, às 19h30, na Associação de Moradores Jardim Bonança. Dia 30, às 19h30, na Associação de Moradores do Estrela do Sul. No dia 31, às 19h30, no Parque Tarsila do Amaral e, em primeiro de abril, às 19h30, encerrando o projeto, no Parque das Nações Indígenas.

Além dessas apresentações, Fulano di Tal também encenará a peça em oito escolas municipais. “Faremos também uma mediação cultural com a comunidade de cada local de apresentação, com a oficina ´Lugar de ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal´, que sempre será realizada antes das apresentações, buscando abrir diálogos para a experiência estética do espetáculo”, completa o diretor Edner Gustavo.

“O Fulano di Tal completa 20 anos de trabalho em 2023, todos esses anos, tendo como palco principal a cidade morena: Campo Grande. Em comemoração, estamos realizando o projeto “Os bocós e suas andanças”, circulando com o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, pelas regiões: Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu, Lagoa e Segredo”, destaca o diretor Marcelo Leite.

Circulação será transformada em documentário

Toda circulação será gravada, usando a linguagem documental, com depoimentos da equipe e do público, cenas de bastidores, das apresentações e das oficinas. Um registro que buscará a reflexão sobre o pensar e fazer teatro no estado de MS, com estreia no canal do Youtube do grupo.

Programação

  • 17 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, no Parque Ayrton Senna.
  • 18 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 17 horas, no Museu José Antônio Pereira.
  • 19 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, na Lagoa Itatiaia.
  • 23 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, no Parque Jacques da Luz.
  • 24 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, no Centro Comunitário Bairro Coophatrabalho.
  • 25 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, na Praça Recanto dos Pássaros.
  • 26 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, na Associação de Moradores da Coophavilla II.
  • 29 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, na Associação de Moradores Jardim Bonança.
  • 30 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, na Associação de Moradores do Estrela do Sul.
  • 31 de março: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, no Parque Tarsila do Amaral.
  • 1º de abril: apresentação do espetáculo ´Guri-Árvore´, às 19h30, no Parque das Nações Indígenas.

Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *