17/07/2024 - Edição 550

Cultura e Entretenimento

Mundo geek no Campão Cultural

Evento terá campeonato de esportes eletrônicos e concurso de Cosplay

Publicado em 06/10/2022 12:53 - Semana On

Divulgação Pixabay

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O II Campão Cultural vai contemplar o segmento Geek com uma programação bem bacana para os amantes da cultura nerd. O Campão Geek vai acontecer no dia 11 de outubro, das 14 às 19h30, com campeonato de esportes eletrônicos, produção de quadrinhos ao vivo (com Anderson Barbosa, Fabio Quill, Jaqueline Cabral e Wanick Correa), campeonato de Just Dance, apresentações de K-pop dance, concurso de Cosplay (jurados: Laisa Okami, Fernando Michels e Patrícia Aguena).

“A preocupação de englobar a Cultura Geek no festival Campão Cultural surgiu como preocupação do setor de Literatura, na gerencia de Patrimônio Histórico e Cultural. Pensando na necessidade de englobar essa cultura, que além de ser forte no nosso Estado, com diversos eventos, é um braço da Economia Criativa. Assim, a nossa preocupação é democratizar o acesso a Cultura Geek como uma política pública a ser implementada dentro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul”, diz a gestora da FCMS, Melly Sena.

Segundo o presidente da Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Weverton Ramires, esporte eletrônico é uma nova modalidade que surgiu há algumas décadas atrás e que foi dominando o mercado de games e atraindo adeptos no mundo inteiro. “Os e-sports são aquelas competições em que os atletas participam, elas são disputadas, têm audiência, premiação e, principalmente, tem o evento presencial: os adeptos, aqueles que gostam, para assistir às competições. Em Mato Grosso do Sul temos muitos adeptos, a nossa Federação tem pouco mais de um ano, tem mais de 350 filiados, mais de 2.890 atletas já passaram em alguma competição que nós realizamos”.

O Campeonato de E-Sports vai acontecer dentro do Campão Cultural, as inscrições são gratuitas, vão ser mais de 600 reais em prêmios, divididos entre os três primeiros colocados. “A gente acredita que vai ser um marco na história do Estado, porque é a primeira vez que a Fundação de Cultura, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realiza um evento como esse”.

Para o concurso de Cosplay, o interessando em se inscrever precisa ter no mínimo 15 anos, e concorrem todos na mesma categoria. Serão considerados válidos cosplayers de personagens originários de qualquer tipo de mídia impressa ou visual (animes, mangás, HQs, filmes, animações ocidentais, videogames, seriados orientais e ocidentais e live-actions) executados da forma original (versões alternativas e genberbender não são considerados como originais), desde que o personagem seja de acesso público.

Não serão admitidos personagens originários de fanzines, arte e fóruns. Como medida de segurança e integridade aos menores de idade presentes no evento, é vetada a participação e representação de personagens de caráter erótico/hentai.

A premiação para o primeiro colocado será de 500 reais, segundo colocado receberá 350 reais e o terceiro, 200 reais. Todos os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

As inscrições estão abertas para o Concurso de Cosplay e para os Campeonatos de Esportes Eletrônicos e de Just Dance. Inscreva-se: ttps://forms.gle/2gjZBk9TQXfdoJG3A

Regulamentos: https://drive.google.com/drive/folders/1gT2xIOPpxE6z-O9Era3R9eWxQfcAi0OT?usp=sharing


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *