24/05/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Evento trará Museu do Videogame com 200 consoles de todas as gerações

Publicado em 07/02/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Nintendo 64, Playstation 1. É raro encontrar alguém com menos de 40 anos que já não tenha jogado ou pelo acompanhado alguém jogar alguns dos videogames clássicos que fizeram história no Brasil e no mundo. Jogos como River Raid, Enduro, Pac-Man, Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic, Alex Kid, Top Gear, Street Fighter, Mortal Kombat, Final Fantasy, Castlevania, entre muitos outros, ficaram marcados na infância e adolescência de milhões de pessoas. E mesmo com a nova geração de videogames, são muitos que ainda cultivam boas lembranças dos aparelhos de 2, 8, 16, 32, 64 ou 128 bits.

A boa notícia é que um evento gratuito em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, promete resgatar 42 anos de história em apenas 15 dias. De 1º a 16 de março, das 14h às 20 horas, no Shopping Bosque dos Ipês, acontecerá o 4º Campo Grande Game Show, um dos maiores eventos de games da região Centro-Oeste, com mais de 100 mil visitantes em 2013. Entre as atrações estão o Museu do Videogame, concurso de cosplay, concerto musical gamer, campeonato de League of Legend, concursos de Just Dance 2014, simulador de corrida e games para Wii U, Xbox One e Playstation 4. 

Museu do videogame

Segundo o curador do Museu do Videogame, o colecionador Cleidson Lima, os visitantes encontrarão mais de 200 consoles e portáteis de todas as gerações nos últimos 42 anos. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Telejogo Philco Ford (o primeiro videogame fabricado no Brasil), de 1977; o Nintendo Virtual Boy, de 1995; o Vectrex (console de 1982 que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985), entre outros. Todos os itens terão informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos do videogame. Alguns consoles antigos trarão também vídeos com comerciais de época e detalhes de como funcionavam.

Além da exposição, os visitantes também poderão jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford (1977), Atari 2600 (1976), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990), Nintendo 64 (1996), Game Cube (2001), Sega Dreamcast (1998), Xbox (2001), Playstation 1 (1994), entre outros. 

E não são somente os antigos que estarão em destaque. Os visitantes do 4º Campo Grande Game Show também poderão jogar, de graça, alguns dos lançamentos para Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii U, Microsoft Xbox One e também Sony Playstation 4. 

Videogame Concert e concurso de cosplay

Uma das novidades do 4º Campo Grande Game Show será o Videogame Concert, uma apresentação musical na qual serão apresentadas as trilhas de games que marcaram gerações, como Mario Bros, Top Gear, Sonic, Alex Kidd, Castlevania, Legend of Zelda, entre outras. O autor do projeto, o saxofonista Jader Leandro, explica que será uma nova forma de apresentar ao público instrumentos que geralmente só aparecem em concertos clássicos, como saxofone, violino, piano, entre outros.  

Já para os que querem experimentar as mais novas tecnologias de videogames, que exigem que o jogador se movimente em vez de ficar sentado no sofá, o 4º Campo Grande Game Show possibilitará ao visitante literalmente mexer o corpo inteiro em jogos de dança e esportes. No palco principal, poderão participar de concursos de dança com o Just Dance 2014, da Ubisoft, e concorrer a dezenas de prêmios. 

Nesse mesmo palco acontecerá o Concurso de Cosplay do 4º Campo Grande Game Show. Em parceria com o Anime GAM, maior evento de cosplay de Mato Grosso do Sul, dezenas de cosplayers de Mato Grosso do Sul poderão participar de desfiles e concorrer a prêmios. Para quem não sabe, cosplay é a abreviação costume play e trata-se de uma divertida e curiosa atividade em que pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Para mais informações sobre o 4º Campo Grande Game Show, basta acessar a fan page do evento no Facebook.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *