25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Espetáculo “Manual de Barro II” começa neste fim de semana com três apresentações

Peça, dirigida por Marcos Moura, foi selecionada em 1º lugar para integrar o I Prêmio Ipê de Teatro

Publicado em 11/11/2022 1:48 - Semana On

Divulgação Prefeitura CG

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Arte Riso Companhia de Animação e o Ateliê Ramona Rodrigues estreiam hoje (11) o espetáculo “Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto Para Solos de Objeto”, contemplado pelo I Prêmio Ipê. Após um ensaio aberto na quinta-feira dentro da Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos, a peça infantil inicia suas apresentações oficialmente nesta sexta, com sessões também no sábado (12) e no domingo (13).

O espetáculo, dirigido por Marcos Moura, foi selecionado em 1º lugar para integrar o I Prêmio Ipê de Teatro e terá como contrapartida três apresentações neste fim de semana, sempre às 19h, no Ateliê Ramona Rodrigues. Trata-se de uma homenagem realizada pela companhia ao poeta Manoel de Barros. Utilizando bonecos para fazer uma encenação sem palavras, a narrativa é inspirada no poema “Introdução a Um Caderno de Apontamentos”, um poema em prosa do saudoso escritor mato-grossense.

Para animar os bonecos, os atores empregam uma variante da técnica japonesa “bunraku” (animação direta), na qual um boneco é animado por várias pessoas atrás de um balcão vestidas com roupas pretas sobre um fundo preto, dando à peça a magia que é inerente ao ator animador. Além disso, a comunicação é feita por meio de outros recursos, como imagens, gestos, música, ritmo, efeitos de luz e silêncios.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, ressaltou a conquista que o edital representa para o segmento. “O Prêmio Ipê foi uma iniciativa inédita para prestigiar e apoiar financeiramente quem faz arte em nosso estado e na capital, então é muito legal ver os frutos desse programa da prefeitura sendo colhidos hoje com esses espetáculos. O teatro de Campo Grande merecia essa valorização, e em troca nós vamos receber ainda mais peças lindas como ‘Manual de Barro II’”.

“Manual de Barro II” terá três sessões, nos dias 11, 12 e 13, às 19h, no Ateliê Ramona Rodrigues. O endereço é: Rua 14 de Julho, 1.431 – casa 3, no Centro. Os ingressos são limitados e custam R$ 30,00. Serão 50 lugares por sessão. A bilheteria estará aberta a partir das 18h e as entradas podem ser adquiridas apenas no local.

Arte Riso Companhia de Animação

Fundada pelo ator e diretor Marcos Moura, a Arte Riso Cia. de Animação teve sua origem em São Paulo, com seu primeiro espetáculo: “De palhaço e lobo todo mundo tem um pouco”. Em 1999, foi transferida para Mato Grosso do Sul, onde participou dos principais festivais do Estado. Em 2006 estreou “Manual de Barro (sem palavras) ”, peça que foi apresentada em diversas regiões do País. Agora, 16 anos depois, o grupo apresenta a continuação do trabalho de sucesso que homenageia o escritor cuiabano, Manoel de Barros.

Marcos Moura acredita que ações como essa possam garantir novos praticantes em uma arte milenar, que é a das bonecos, e estimular o desenvolvimento do fazer teatral em Mato Grosso do Sul.

O Ateliê Ramona Rodrigues, há mais de 35 anos, desenvolve Atividades e Eventos Culturais, Formação de Atores e Arte Educadores, Montagem de Espetáculos, Oficinas de Arte, participando em diversos Festivais e Eventos Culturais pelo Brasil, contribuindo com a Cultura e estimulando o gosto pela Arte.

Ficha Técnica

  • Concepção e Direção: Marcos Moura
  • Ator Animador: Marcos Moura
  • Atriz Animadora: Ramona Rodrigues
  • Figurinos: Ramona Rodrigues e Sebastiana Rodrigues
  • Concepção e confecção dos bonecos: Marcos Moura
  • Cenário: Arte Riso Companhia de Animação
  • Iluminação: Luiz Sartomen
  • Direção Musical: Antônio Porto
  • Fotografia: Claudia Rayol
  • Contra regra: Nathália Maluf e Lívia Gaia
  • Produção executiva: Ramona Rodrigues e Vili Jr.
  • Designer Gráfico: Luiz Roberto

Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *