26/02/2024 - Edição 525

Cultura e Entretenimento

Dourados recebe nesta sexta a fotógrafa polonesa Monika Bulaj

Em passagem por MS a jornalista fotográfica apresenta a exposição/performance “Orações dos Perseguidos”

Publicado em 22/03/2023 7:32 - Semana On

Divulgação Monika Bulaj

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Casulo Espaço de Cultura e Arte recebe nesta sexta (24) a reportagem fotográfica “ORAÇÕES DOS PERSEGUIDOS”, que será apresentada pela autora, a fotógrafa polonesa Monika Bulaj, às 19h30, em Dourados.

Com duração de 60 minutos, a apresentação, denominada pela artista como reportagem performática, contará com a projeção de fotos e a narração da própria fotógrafa, unindo performance e exposição para contar a história de quem vive em áreas de conflito. A entrada é franca, mas pede-se encarecidamente uma contribuição em alimentos não perecíveis ou em dinheiro, que serão entregues em sua totalidade às comunidades kaiowá e guarani da região.

Sobre a exposição

A apresentação mostra tribos errantes ameaçadas pela loucura da humanidade. Vínculo das pessoas com a terra, a água, as árvores e as montanhas. Identidade e expulsão, pertencimento e exclusão. Oásis de reuniões, refúgios livres de fé e espiritualidade sitiados por fanáticos armados. As pátrias perdidas dos fugitivos. Lugares onde todas as divindades falam a mesma língua franca. Em uma palavra, ORAÇÕES DOS PERSEGUIDOS vai em busca da beleza e da sacralidade inviolável da humanidade nos lugares mais miseráveis ​​do planeta, seguindo o sol, a lua e as estações do ano, seguindo os passos de peregrinos, fugitivos, nômades e seus deuses, como gaivotas seguindo um barco de pesca no deserto.

Quem é?

Monika Bulaj é uma premiada repórter e fotojornalista polonesa que mora na Itália. Ela está trabalhando para compartilhar lugares sagrados, espiritualidade de minorias e tribos nômades em risco, na Europa Oriental, no Oriente Médio, no Cáucaso, na Ásia, na África e no Caribe.

Ela tem reportagens fotográficas publicadas em La Repubblica, Corriere della Sera, GEO, Granta Magazine, National Geographic, The New York Times, TIME e The Guardian. No Brasil ela continua o projeto EXILADOS. A fotógrafa é também autora de 10 livros, publicados em polonês, inglês e italiano.

Serviço

Reportagem fotográfica: Orações dos Perseguidos: uma narrativa com imagens e sons, por e com Monika Bulaj

Site: https://www.monikabulaj.com/en/theatre-sacred/

Duração: 60′

Data: 24 de março de 2023, às 19h30

Local: Casulo – Espaço de Cultura e Arte, DOURADOS – MS, BRASIL

Rua Reinaldo Bianchi, 398 – Parque Alvorada

Ingresso: Alimentos não perecíveis ou contribuição em dinheiro, para comunidades kaiowá e guarani da região.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *