21/02/2024 - Edição 525

Cultura e Entretenimento

De poesia minimalista a contos distópicos, escritoras lançam livros que mostram a diversidade da literatura sul-mato-grossense

Obras de Diana Pilatti e Tânia Souza terão noite de autógrafos nesta quinta

Publicado em 22/11/2023 5:14 - Semana On

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, haverá o lançamento dos livros “Pequenas Sinestesias”, de Diana Pilatti, e “Fabulário de Estrelas”, de Tânia Souza. Ambas pertencem ao Coletivo Mulherio das Letras, um grupo composto somente por mulheres relacionadas à cadeia produtiva do livro.

O Lançamento será no Eden Beer e contará com um bate-papo das autoras com a mediação de Evelise Couto, jornalista, assessora de imprensa, mestranda em comunicação da UFMS e mediadora do Leia Mulheres Campo Grande MS.

Fabulário de Estrelas reúne contos escritos por Tânia Souza em diferentes períodos, segunda a autora, foi uma forma de reunir contos já publicados em antologias diversas.

Tânia explica que “os contos dessa breve antologia nasceram de um olhar enamorado pelo céu, iluminados com o encanto e o assombro das galáxias e constelações, tão próximas e distantes. Carinhosamente, os chamo de Fabulário de Estrelas, pois são palavras de uma jovem que sonhava histórias das Três Marias e se imaginava mulher astronauta, descobrindo o Cosmos.”

Os futuros possíveis, as angústias dos desastres ambientais, mas também a esperança de um mundo sonhado nas estrelas inspiram esses contos.

Pequenas Sinestesias reúne uma série de Poetrix, resultado de um exercício poético sensível de escrita e reescrita minimalista, no qual a autora se propõe explorar temas e imagens em poucas palavras de forma a dizer muito em poucas palavras em poucos versos.

 

Mosteiro

 

Chove no jardim

Uma rã encara o céu

Prece silenciosa

 

(Diana Pilatti)

 

A autora explora diversos temas como saudade, contemplação da natureza, a passagem inevitável do tempo, a solidão e, em certa dose, uma pitada de crítica à sociedade atual. A escolha do Poetrix para compor esta obra, levou em consideração o formato pocket da coleção, ofertando aos leitores um livro prático e acessível, tanto em forma, quanto em valor comercial.

Os dois livros fazem parte da IV Coleção de livros de bolso do Mulherio das Letras, organizada pela escritora e slamer Karine Bassi, e publicado pela Editora Popular Vienas Abiertas, de Belo Horizonte/MG.

Diana Pilatti é professora e poeta. Nasceu em Foz do Iguaçu/PR, radicada em Campo Grande/MS. Formada em Letras e Mestre em Estudos de Linguagens. Integra o Coletivo Literário Independente Tarja Preta e o Mulherio das Letras. Entre seus livros publicados estão Palavras Póstumas, volume 5 da IColeção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras (2020) e Palavras Diáfanas, Editora Patuá (2021), e Haicais e outros poemínimos, volume 10 da III Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, 2022. Coorganizadora da Mostra Poetrix, edições 2020 e 2021. Publicou poemas em diversas coletâneas e revistas literárias. Divulga poesia em seu blog pessoal dianapilatti.com e nas redes sociais @dianapilatti

Tânia Souza é natural de Bela Vista/MS e vive atualmente em Campo Grande/ MS. Escreve poesia, contos, crônicas e haicais, além de literatura de infância. Integra o Coletivo Literário Independente Tarja Preta e o Mulherio das Letras.

Seu livro A Encantada foi um dos vencedores do Prêmio Ipê de Literatura e seus textos também podem ser encontrados no Instagram @taniasouza.ms

Serviço

Lançamento dos livros Pequenas Sinestesias, de Diana Pilatti e Fabulário de Estrelas, de Tânia Souza.

Quando: 23 de novembro, às 19h

Local: Eden Beer, n.68 . Av. Mato Grosso, – Centro, Campo Grande/MS.

Os livros estarão à venda no local.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *