25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Campão Cultural estreia neste sábado

Veja a programação do evento, que prossegue no domingo

Publicado em 08/10/2022 10:57 - Semana On

Divulgação Reprodução

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

10h  DANÇA 

Exp na rua – Grupo Expressão de Rua (MS)

Local: Calçadão da Barão

Rua Barão do Rio Branco, nº 1261

Classificação indicativa: livre

Sinopse: A rua é espaço de encontros, desejos e movimentos. Em algum lugar em cada micromundo pessoas se reúnem para mover corpos e sonhos. Caminham, se olham, fazem seus corres, dançam, se esquivam, disputam o próximo passo, rebolam, ocupam os lugares e criam os seus movimentos. Juntas e separadas elas gritam por uma dança que ocupa e festeja a cidade democraticamente.

Ficha técnica: Intérpretes criadores: Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Fernanda Calixto, Jackeline Mourão, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Romel Vilalba, Tarso Fernandez e Yara Maria I Direção: Reginaldo Borges e Jackeline Mourão I Criação Trilha Sonora: Reginaldo Borges

15h

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

KUÑA PORÃ – MATRIARCAS KAIOWÁ E GUARANI

0(MS, Documentário – 23 minutos)

Direção: Fabiana Assis Fernandes e Daniela Jorge João

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Kuña Porã: Matriarcas Kaiowá e Guarani é um documentário de escuta, amor e resistência!!! Idealizado e concebido totalmente em conjunto com suas protagonistas, busca promover a produção crítica e documental em torno dos processos de empoderamento e alteridade feminina das mulheres Kaiowá e Guarani nos espaços que compõe o imaginário social de suas aldeias e acampamentos na região do cone sul de Mato Grosso do Sul. São vozes de lideranças, entre elas, parteiras, rezadoras, artesãs, agentes de saúde, professoras, que expressam através dos relatos de suas lutas coletivas e práticas cotidianas quem são estas mulheres e quais são suas posturas diante dos diálogos interculturais na reivindicação dos seus direitos a partir da especificidade de ser mulher Kaiowá e Guarani.

15h30

CINEMA

URBANCINE

Local: CUFA  – Rua Livino Godoy, s/n°, São Conrado ao lado do CRAS São Conrado

MEDIDA PROVISÓRIA

(Brasil, Ficção – 01h 34m)

Direção: Lázaro Ramos

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Neste apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Curadoria: Abdução Filmes

17h30

LITERATURA

Mesa Redonda

Caminhos da Literatura LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul

Mediador: Jander Gomez

Debatedores: Arthur Andrade Bellini, Alessandra Coelho e Fábio Gondim

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

18h 

CIRCO

O Circo do Bolachinha – New York Cirkus (MS)

Local: Praça do Portal da Lagoa

Rua Eugênia da Costa Lima

Sinopse:  A originalidade do tradicional circo de lona de Mato Grosso do Sul num espetáculo a céu aberto, contando com atrações que divertem e permitem ao público adulto retornar ao seu lado criança, enquanto que a magia do circo é passada às gerações mais novas. O público do II Campão Cultural poderá apreciar um espetáculo de mágica, palhaçaria, contorcionismo com bambolês, resgatando e mantendo o legado circense da tradicional Família Perez.

Ficha técnica: Direção, dramaturgia  e figurinos::  New York Cirkus | Elenco: Wagner Perez, Arthur Perez, Manuella Perez, Isabel Perez, Júlio Bulaty, Alessandro Silva | Operação de som e Luz: Nayara Gimenes dos Santos Perez | Fotografia: Tiago Ribeiro

19h

DANÇA 

Minhas pinceladas dançam… – Grupo Funk-se (MS)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000

Sinopse: “minhas pinceladas dançam…investiga e aponta direções do universo criativo do artista plástico mato-grossense Humberto Espíndola. O que o move para a desconstrução dos elementos típicos da cultura pecuária de sua terra/habitat, os signos utilizados para retratar sua crítica social, seus devaneios e inspirações. Quando se observa o acervo artístico do artista; suas diversas fases e seu processo criativo, uma coisa nos chama atenção: a vigorosa energia de suas cores e pinceladas. Como se estivesse inebriado pelas múltiplas inspirações e pelo desejo de colocar para fora seus anseios, opiniões e sentimentos, a sua pintura é inquieta, revolta e inconformista como um corpo dançante num êxtase provocado por um punch de guitarra. Espíndola nos passa movimento por suas telas…suas pinceladas dançam.

Ficha técnica: Concepção, direção e figurinos: Edson Clair I Assistente de direção/ensaiador: Ariel Ribeiro I Criação de cenário: Natália Gameiro ICriação de luz: Leonardo Lopes I Criação de imagens/vídeo mapping: Natacha Miranda e Sol Ztt I Criação de trilha sonora: Wesley Silveira I Pesquisadora: Bruna Nogueira I Criação de arte: Pedro Souza I Fotografia: Malcolm Carvalho I Vídeo: Bruno Loiácono I Realização: Espaço FNK I Elenco: Ariel Ribeiro, Beatriz Ramos, Lanna Chaves, Emily Ferreira, Kleiton Medina, Leonardo Miyahira

19h30

LITERATURA

Lançamento do Livro

Adrianna Alberti – “Em Busca da Rainha do Ignoto: a mulher e a transgressão no fantástico

Biblioteca Isaias Paim

Fernando Correa da Costa, 559, Centro

19h30 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Local: Palco da Esplanada

Esplanada Ferroviária – Avenida Calógeras, nº 5045

MÚSICA

Palco da Esplanada 

Local: Esplanada Ferroviária

Avenida Calógeras, nº 5045

  • 20h30 – Top Samba
  • 21h40 – Péricles (SP)

23h30

NOITE DO SAMBA

Vitrine Shows

Rua Brilhante, 2128

  • Sampri
  • Chokito
  • Banda Du Bibi
  • Juci Ibanez
  • Gideão Dias
  • Cristiano Negão

Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *