14/10/2024 - Edição 550

AUAU MIAU

O que significam os sons e linguagens corporais dos cachorros?

Publicado em 05/04/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O comportamento canino tem duas faces, a que todo mundo ama e a que traz muita dor de cabeça para os donos. Ao mesmo tempo que o cachorro é engraçado, companheiro e amoroso, ele pode ser bagunceiro, latir muito e resultar em reclamações dos vizinhos ou não fazer as necessidades no lugar certo de jeito nenhum. 

É possível entender melhor todo esse comportamento canino. Isso por que os cães são ótimos comunicadores e não é muito difícil aprender a compreendê-los pelos sons que emitem ou por meio da linguagem corporal. Saber distinguir os sinais que os cães dão é fundamental para o adestramento, cuidado e saúde deles. 

Sons e vocalizações mais comuns dos cães

Ganido : os filhotes costumam ganir para receber atenção de suas mães. Os adultos também emitem esse som alto e constante para pedir atenção do tutor quando querem comida, passeios, se movimentar na rua quando estão parados com a guia, entre outros.

Choramingo : é mais intenso que o ganido, parecendo mais um choro. Nesse caso, o cão pode estar sentindo dores se choraminga ao ser tocado ou pedindo atenção de forma mais intensa. O segundo caso costuma ocorrer quando o tutor oferece atenção sempre que o cão deseja, possibilitando que esse comportamento se repita de forma mais intensa.

Grito : essa é a reação do cão a dor, como uma pisada na pata, por exemplo. Eles também gritam quando estão ansiosos – quando reconhecem a guia e ficam emocionados com a saída de casa.

Rosnado : é um som de alerta do cão antes de ter uma atitude agressiva. Contudo, pode ser também um som ligado a brincadeira com outros cães ou cabo de guerra com o tutor. O rosnado de ameaça costuma ser mais profundo, dando a chance de a pessoa ou o outro animal se afastar.

Uivo : na natureza é usado para sinalizar presença de um cão aos outros e para afastar predadores. Cães costumam responder os uivos um dos outros. Alguns uivam quando estão sozinhos, demonstrando certa infelicidade com isso.

Resmungo : alguns cães resmungam quando estão perto de pessoas ou outros cães para mostrar que não são perigosos.

Grunhido : é um rosnado baixo e meio rouco indicando satisfação e prazer quando são acariciados.

Latido : pode ser usado como alerta, pedido de atenção ou demonstração de excitação. A diferença desses latidos é bem perceptível. Alguns cães latem também para avisar sobre sua presença no local para outros cães que não podem vê-los – esse é um meio de marcar território.

Linguagem corporal

Orelhas : quando estão em pé representam atenção e alerta. Para trás com o rabo balançando e expressão calma representa uma atitude amigável. Contudo, também podem sinalizar medo ou nervosismo, indicando que a pessoa ou o animal se afastem e, neste caso, o rabo fica entre as pernas e o corpo abaixado.

Sobrancelhas : são arqueadas quando o cão quer dominar a situação, passando a encarar a pessoa ou outro animal.

Olhos : olhar fixamente para pessoas ou para outro cão representa dominação ou agressividade, junto com outros sinais como o arrepio do pelo e o movimento do corpo para frente. Pode indicar também que o cão está focado, como em casos de respostas para comandos, mas a expressão facial dele estará tranquila quando. Um olhar atento é bem diferente de um congelado com intuito agressivo. Os cães costumam piscar para mostrar que são amigáveis. Estreitam os olhos e desviam o olhar quando estão inseguros.

Boca : apertar os lábios ou lambê-los são sinais de insegurança ou estresse. Ambas as expressões enrugam o focinho que normalmente costuma ser liso. Na maioria das vezes o levantar de lábio expondo os dentes demonstra agressividade. No entanto , alguns cães têm esse comportamento com outra finalidade: estimulados pelos tutores que os induzem a "sorrir", acaba tornando-se um comportamento condicionado.

Pescoço : cães confiantes deixam o pescoço reto e ereto. Cães inseguros deixam os pescoços abaixados de forma a expor a garganta a outros cães, passando a ideia de que não são perigosos.

Costas : as costas retas demonstram confiança. As curvadas demonstram insegurança e submissão.

Cauda : é muito importante para o equilíbrio, sendo o principal indicador de humor canino. A prática de corte da mesma é, hoje, errada e ilegal. Um cão confiante mantém a cauda ereta, deixando o odor das glândulas anais circularem livremente e anunciarem sua presença. A cauda entre as pernas demonstra que o cão está com medo e em estado de submissão. Balançar rápido significa excitação e simpatia. Cauda ereta com movimentos lentos demonstra confiança cuidadosa. Quando ereta e sem movimentos, indica algum problema. Já quando parada e esticada, significa que é melhor se afastar.

Além disto tudo, outra coisa importante para observar no comportamento canino são as expressões faciais. Elas podem ser muito sutis, fazendo com que seja fácil confundi-las e não notar. Alguns cães demonstram com mais facilidades que outros. 

Leia outros artigos da coluna: AUAU MIAU

Alexandre


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *