19/05/2024 - Edição 540

Meia Pala Bas

O problema

Publicado em 16/01/2014 12:00 - Rodrigo Amém

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O problema não é que a esquerda tem um projeto de poder que sataniza os empresários e explora o povo como massa de manobra trocando o fim da meritocracia por um Estado paternalista e anti-democrático. O problema é que você não busca informação. Você busca confirmação da sua visão do mundo e rechaça qualquer argumento que não venha blindado pelas suas filosofias.

O problema não é que a direita é insensível para as questões das minorias, dos excluídos e da ecologia, numa busca egocêntrica pelo lucro e pelo desmantelamento estatal, faturando em cima do bem público, atropelando os direitos civis dos cidadãos em busca da manutenção do status quo. O problema é que você pensa política como pensa futebol: quem não está com você está contra e nada de válido tem a acrescentar na busca por uma sociedade mais próspera.

O problema é que você não busca informação. Você busca confirmação da sua visão do mundo.

O problema não é que a direita é insensível para as questões das minorias, dos excluídos e da ecologia, numa busca egocêntrica pelo lucro e pelo desmantelamento estatal, faturando em cima do bem público, atropelando os direitos civis dos cidadãos em busca da manutenção do status quo.

O problema não é que a nova geração é composta por jovens idiotas libertinos que não querem nada com a vida (pelo contrário. De acordo com o Efeito Flynn, a média de QI cresce 3 pontos a cada geração), o problema é que vivemos uma era de redefinição de conceitos. Uma possibilidade que, para você, significa a aterrorizante possibilidade de ter suas convicções e ideologias varridas à irrelevância.

O problema não é que os conservadores são manipuladores, arrogantes e desprezam as liberdades individuais. O problema é que você não tolera ouvir vozes dissonantes e considera a experiência alheia irrelevante, uma vez que você sabe que é 3 pontos de QI mais “esperto”.

O problema não são os outros.

Leia outros artigos da coluna: Meia Pala Bas

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *