25/05/2024 - Edição 540

Blog do Alex Fraga

Mostra “Pretou” celebra a arte negra em Campo Grande

Evento acontece nesta quarta e quinta

Publicado em 08/05/2024 1:14 - Aline Lira

Divulgação

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em uma iniciativa voltada para promover a diversidade cultural e a representatividade negra, a primeira edição da Mostra “Pretou” chega acontece nesta quarta (8) e quinta (9), às 17h, na Cervejaria Capivas. Idealizada pelo artista da moda por Fabio Castro, a mostra pretende dar destaque e visibilidade aos artistas pretos locais, oferecendo uma plataforma para que expressem suas identidades e criatividades. O evento é gratuito.

“Queremos dar evidência para os artistas pretos mostrarem seus trabalhos autorais, coisas que as pessoas estão fazendo, suas ideias e referências”, diz Castro sobre a motivação por trás da mostra. Ele enfatiza a importância de proporcionar acesso à arte negra, muitas vezes marginalizada, em uma parte central da cidade, facilitando a conexão entre os artistas e o público.

Com uma programação diversificada, a mostra apresentará uma série de atividades culturais, incluindo exibição de filmes, dança, poesia, pintura ao vivo, desfile de moda, exposição de artes visuais, apresentações musicais e rodas de conversa. “O objetivo da mostra é dar visibilidade para esses artistas, mostrando o que está sendo feito por eles e a representatividade também”, destaca o idealizador.

A curadoria da mostra foi cuidadosamente elaborada por Fabio, que selecionou uma variedade de artistas de diferentes áreas, desde música até cinema e literatura, para participar do evento. Destacam-se nomes como Junior Matos, reconhecido multi-instrumentista local, e Bia Ramos, renomada coreógrafa de dança.

Além de celebrar a riqueza da cultura negra, a mostra também desempenha um papel crucial na afirmação da identidade cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. “É uma oportunidade de firmar a cultura negra no Estado, um reconhecimento dessa cultura, colocando em evidência esses artistas”, ressalta o idealizador. Ele enfatiza a importância de eventos como esse para promover uma verdadeira democracia cultural, reconhecendo a presença e contribuição dos negros em todas as esferas da arte.

A Mostra “Pretou” é um convite para todos se envolverem com uma expressão autêntica da cultura negra, celebrando a diversidade e o talento dos artistas locais. O projeto foi contemplado com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de edital da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). O Capivaras fica na rua Pedro Celestino, 1079. Mais informações pelo Instagram @vitrinedomato.

Programação

DIA  8 de maio

– 17h00: Abertura da exposição coletiva “Enegrecer” e live painting com Tita Flore;

– 17h30: DJ Ladyafro;

– 18h00 – 19h30: Exibição de curtas e roda de conversa com cineastas negros;

Ulisver Silva, Railson Chaves e a professo de audiovisual da UFMS Daniela Siqueira

– 19h30: Performance de Sabrina Lima;

– 20h00: DJ Ladyafro;

– 20h30: Intervenção poética com  C.J

– 21h00 – 22h00: Apresentação musical com Junior Matos.

DIA  9 de maio

– 17h00: Bate-papo com artistas negros da literatura;

– 19h00: Intervenção teatral com Yago Garcia;

– 20h00: DJ TGB;

– 20h30: Intervenção de dança com Arielll Lucasss e Bia Ramos;

– 21h00: Desfile de moda com marcas Touché, Ayele Tissu e Pele Preta;

– 21h30 – 22h30: Apresentação musical com Silveira

ALEX FRAGA

É jornalista e profundo conhecedor da cultura sul-mato-grossense.

 Email

Site

Leia outros artigos da coluna: Blog do Alex Fraga

Alex Fraga


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *