21/07/2024 - Edição 550

Vale um Play

Já ouviu falar em 4K?

Publicado em 30/01/2014 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na transição dos antigos televisores em tubo para os de tela plana, as diferenças eram muito aparentes: imagens cristalinas e qualidades e recursos sem igual. Com o passar dos anos, novas tecnologia surgiram e migramos do plasma, para LCD e depois LED, enfim, são várias nomenclaturas para marcar as mudanças de geração das imagens.

Hoje encontramos no mercado os televisores 4K, tecnologia essa que, nada mais é do que um arredondamento do número de pixels (3.840 pixels x 2.160 pixels). Imagine somar 4 televisores Full HD em um só. As diferenças de imagens são realmente monstruosas e o melhor é que essa tecnologia permite desenvolver televisores com telas curvas que causam menos desgaste visual. Tal conceito foi primeiro idealizado pelas companhias LG e Samsung para o seus televisores de OLED (significa diodo orgânico que emite luz).

Apesar das gigantes diferenças em resolução, adquirir o aparelho hoje é um investimento incerto, mas calma, lembre-se: você ainda vai ter um televisor 4k. A dificuldade é a falta de conteúdos em 4k, uma vez que a grande maioria das emissoras de TV transmitem imagens ainda em 720pixels ou em Full HD. O que torna a experiência um pouco pobre para todas as particularidades do aparelho, assim ficam as expectativas para as companhia cinematográficas e para os vídeos games da nova geração.

No Brasil a empresa Sony prometeu divulgar as principais partidas da Copa do Mundo em resolução 4K e falando em Sony, encontramos no mercado alguns modelos com os preços bem salgados o mais acessível está na média de R$ 12.999 com 55 polegadas do modelo Sony 55X905.

Falando em preços, encontramos valores de até R$ 100.000 no de 85 polegadas. Os fabricantes reconhecem os preços elevados e destinam a comercialização dos aparelhos para as pessoas de classe A hoje, porém, com o avanço da comercialização e difusão da melhor qualidade das imagens pelas emissoras é bem provável que muito em breve os investimentos sejam mais acessíveis.

Com certeza os televisores 4k são uma nova experiência para assistir televisão, com muitas vantagens, em breve ela fará parte da sua casa, por isso Vale um Play.
No vídeo abaixo você encontra uma demonstração do poder e da qualidade de imagem que os televisores 4K podem oferecer.

Um grande abraço para todos e até a próxima.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *